Scramblers: de onde vieram e como fazer a sua!

As Scramblers são um estilo muito popular hoje em dia, você sabe de onde vieram, do que se alimentam e para onde vão?

De onde surgiram as Scramblers

A história das Scramblers começa lá na Inglaterra na década de 1920, onde corridas que iam de ponto A a ponto B favoreciam velocidade acima de regras. Os competidores tinham a tarefa de fazer o caminho no menor tempo possível pra ganhar, atravessando qualquer tipo de terreno no caminho para reduzir cada vez mais o tempo.

BMW-R65-scrambler-by-MOTO-SUMISURA

Como naquela época ainda não existiam motos off-road ou trails, os pilotos convertiam suas motos do dia a dia em monstros destruidores de grama e escaladores de montanhas que atravessavam qualquer superfície.

Em pouco tempo surgiram as corridas de “scramble” em circuitos fechados, e em meados de 1960, motos scramblers parecidas com as motos off-road de hoje em dia começaram a serem produzidas.

Como criar uma Scrambler

O que categoriza uma moto como uma Scrambler é a adaptação de uma moto de asfalto para uma moto feita pra todo tipo de terreno. Como na época essas motos cruzavam, na mesma corrida, desde riachos até subir montanhas lamacentas sempre tentando conseguir um tempo melhor, era importante que elas fossem leves, fortes e confiaveis. Com isso em mente, algumas caracteristicas de uma Scrambler são:

  • Escapamentos mais altos para não pegarem no chão
  • Um assento mais curto
  • Torque tem mais prioridade que cavalaria
  • Simplicidade visual
  • Componentes leves
  • Tanque menores
  • Pneus off-road com rodas raiadas

É importante lembrar que visualmente, o objetivo é mostrar que todos os componentes que não essenciais foram removidos (como uma Cafe Racer, por exemplo) já que a estética da Scrambler nasceu da necessidade por motos mais leves e ágeis que conseguiriam se dar bem em condições não tão favoráveis. E é isso que torna as Scramblers tão interessantes. Elas misturam um visual depenado em algo lindo!

Mas mesmo assim, regras também pode ser quebradas, como essa BMW que usa um assento de Café Racer, talvez ela seja bem o estilo que você procura.

Bmw Le Mans by Kevils Speed Shop 14

Continue acompanhando

Existem milhares de exemplos de Scramblers e outras motos modificadas, uma mais linda que a outra.

No Instagram do @motopurismobr a gente posta diariamente novas fotos de motos clássicas e customizadas, dá uma olhada lá


Esse artigo foi traduzido e adaptado por motopurismo.com.br, artigo original no blog da Ellaspede

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.